A Areninha Carioca Hermeto Pascoal, antiga Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal, é gerida pela ONG Centro de Ações Culturais, Ecológicas e Sociais Subúrbio Carioca e se tornou uma iniciativa voltada para a produção e dinamização da vida cultural no bairro de Bangu e arredores, visando trazer investimentos artísticos e culturais para a Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Frente a sensação da falta de investimentos mais adequados para a vida cultural e a economia local nos bairros suburbanos das Zona Oeste e Norte da cidade, diversas iniciativas feitas por coletivos, ONGs e associações passaram a marcar esses territórios a partir dos anos de 1990. Em Bangu, na Praça Primeiro de Maio, nome com data tão emblemática, a antiga lona que serviu para a RIO-92 passou a ser reutilizada nos anos de 1994.
Com a chegada da Subúrbio Carioca, uma licitação municipal foi lançada e, em 2009, foi inaugurada a Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal, homenageando o grande compositor, arranjador e instrumentista alagoano, nascido em 1936 e vindo ao Rio de Janeiro nos anos de 1950.
No ano de 2016, a Lona foi contemplada no projeto ReCultura, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, sendo enquadrada na categoria de Areninha, nível intermediário entre Lona e Arena. Com as reformas, o espaço pode contar com ambiente climatizado e capacidade de 300 pessoas.
Referências:
– https://www.hermetopascoal.com.br
https://www.ebiografia.com/hermeto_pascoal
– https://www.rio.rj.gov.br/web/smc/lonas-culturais
– http://www.pcrj.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?id=5609066
– https://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2016-03-26/areninha-carioca-e-inaugurada-em-bangu.html