Há mais de 30 anos, o Capitania dos Copos era um pequeno entreposto de pesca, montado de forma improvisada no terreno onde Brandão, o dono do restaurante, guardava seu barco. O local à beira-mar logo se tornou bem mais que um espaço de venda de peixes e virou um lugar de encontros, boa conversa, cerveja gelada e tira-gostos. O Capitania dos Copos fica em Tubiacanga, na Ilha do Governador, e quem desembarca no Aeroporto Internacional do Galeão mal imagina que está a poucos quilômetros de um dos trechos mais bucólicos do Rio, cenário que remete a uma cidade do interior.
O cardápio do Capitania dos Copos é democrático, a variedade de pratos oferecidos foi pensada para incluir todos os gostos, até mesmo os daqueles que não são adeptos dos sabores do mar. Uma das qualidades fundamentais da casa é prezar pelo frescor dos ingredientes, os peixes são comprados direto das embarcações. Ao peixe fresco somam-se a simplicidade do preparo e a fartura das porções. A criação mais pedida é o Camarão à Tubiacanga, empanado e acompanhado de arroz e batata frita. Os clientes têm também a opção de escolher o peixe de sua preferência e a forma como será preparado: grelhado, ensopado ou frito. Os mais de 260 rótulos de cachaça, minuciosamente catalogados, são outro grande atrativo do estabelecimento.
Brandão acredita que um restaurante é como uma Embaixada dos Problemas, onde clientes vêm desafogar as adversidades e deixar os lamentos. Mas também tem a convicção de que é nas mesas de um bom restaurante que são celebrados os grandes momentos da vida. A formação em Arquitetura do proprietário com certeza contribuiu para a idealização de um espaço bem ornamentado e aconchegante. “Pescador pendura na parede tudo que encontra no mar”, diz Brandão ao mostrar a decoração repleta de objetos que fazem referência ao universo marítimo. Junto com sua mãe, Helena, ele carrega a missão de encantar os clientes, o que, pode-se afirmar, têm cumprido com êxito. A receita do sucesso para a dupla é manter as tradições e não mudar o que está dando certo, como os cozinheiros, Hildo e Dinamite, que trabalham no Capitania desde o início. O encantamento não fica apenas a cargo dos pratos, dos copos e das paredes, mas também inclui o pôr-do-sol cinematográfico que emoldura a varanda do restaurante com vista para a Baía de Guanabara. O Capitania dos Copos é um lugar para se apreciar com calma, como um dia de mar tranquilo.
Serviço: Estr. de Tubiacanga, 24 – Tubiacanga, Ilha do Governador. Ter a Sáb: 11h à 0h. Dom: 11h às 20h. Preço médio por pessoa: R$40,00 a R$80,00.
RECEITA
MOQUECA DE TAMBORIL
INGREDIENTES
Coentro a gosto
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite a gosto
200 g de tomate em pedaços
700 g de tamboril
200 g de camarão (opcional)
200 g de leite de coco
50 ml de óleo de dendê
Limão a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto
MODO DE PREPARO
Tempere o tamboril com limão, sal e pimenta. Faça um refogado de alho, cebola, pimentões e tomate (sem pele). Acrescente o tamboril e o camarão, refogue e deixe cozinhar em fogo baixo por dez minutos. Acrescente o leite de coco e o óleo de dendê. Mexa e deixe ferver até o tamboril ficar cozido, com uma textura mais firme. Desligue o fogo. Em seguida, acrescente o coentro e tampe a panela por alguns minutos para os sabores apurarem. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.