Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
agosto 8, 2022
por Ana Luisa Azedo

Saudado pelos amigos, Belmiro anuncia: “hoje tem Arroz de Polvo!”. Em clima de descontração, o dono do Capelinha nos conta a história do restaurante que ocupa o Boulevard 28 de Setembro há mais de 100 anos. No início, mais modesta, a casa foi lar de apostas do jogo do bicho e a clientela era, em sua maioria, formada por trabalhadores da fábrica dos Tecidos Confiança. Entre os frequentadores daquele período, um ilustre boêmio, o mais famoso dos moradores de Vila Isabel, Noel Rosa. Foi naquele ambiente, com vista para o Ponto Cem Réis, parada do bonde que transportava o pessoal da fábrica, que o poeta da Vila se inspirou para compor o clássico “Conversa de Botequim”. A boa média de Noel era o carro-chefe da casa na época: “Aqui eram vendidas 500 xícaras de café por dia”, conta Belmiro.

O espaço privilegia a tradição da gastronomia de Portugal, país de origem da mãe de Belmiro, Dona Adelaide, 87 anos, que ainda bate ponto todos os dias no restaurante. A família de Adelaide foi uma das inúmeras a mudar-se para o Brasil na segunda metade do século passado e estabelecer os costumes portugueses na Zona Norte carioca. Entre as muitas marcas deixadas por esses imigrantes na região, a hospitalidade e a demonstração de afeto por meio da comida e da boa mesa são heranças que permanecem até os dias atuais. 

A cozinha do Capelinha conta com profissionais que trabalham na casa há mais de 40 anos e preservam a simplicidade do verdadeiro tempero português: alho, sal, vinagre e azeite. A oferta de iguarias vai muito além do Arroz de Polvo, lá é possível encontrar também Bacalhau à Gomes de Sá, Lulas Recheadas e outras tantas opções de sabores da terrinha. Os doces portugueses também têm vez, com destaque para a Cavaca de Resende, uma espécie de bolo macio coberto com calda de açúcar. Pode-se afirmar com todas as letras que o Capelinha é uma casa portuguesa com certeza, mas com aquele toque singular da terra de Noel. 

 

Serviço:  Boulevard 28 de Setembro, 321 – Vila Isabel. Seg: 11h às 17h. Ter, Qua, Qui: 11h às 22h. Sáb: 11h às 23h. Dom: 11h às 22h. Preço médio por pessoa: R$50,00.

 

RECEITA

BACALHAU COM ARROZ DE POLVO

INGREDIENTES

Arroz parboilizado a gosto

Polvo médio

Cebola a gosto

Tomate a gosto

Batata

Queijo parmesão a gosto

1 kg de bacalhau

1 kg de batata 

Queijo parmesão ralado a gosto

MODO DE PREPARO 

ARROZ DE POLVO

Deixe o polvo marinando em vinha d’alhos de um dia para o outro. Refogue em fogo brando com cebola picadinha e tomate. Em seguida, acrescente arroz parboilizado e deixe apurar até ficar molhadinho, à moda portuguesa. 

BACALHAU

Durante três dias, dessalgue o bacalhau trocando a água periodicamente. Finalizado o processo, cozinhe-o e retire as espinhas. Cozinhe as batatas inteiras e as deixe esfriar. Em seguida, corte as batatas em lascas. Em uma travessa, faça camadas intercalando as lascas de batata e o bacalhau. Faça um purê com o restante das batatas e adicione-o em cima das camadas, com queijo parmesão ralado e leve ao forno por 180ºC até dourar.

 

Compartilhar

Mais Matérias ,

Ao chegar à Rua João Vicente, em meio aos antigos casarões históricos de Marechal Hermes, o cheiro de batata pode ser sentido a metros de distância...
Yabás é o nome que se dá às orixás femininas, àquelas que guardam os saberes e a força divina da mulher. Realizada todo segundo domingo do mês, a F...
Da estação de metrô de Vicente de Carvalho se avista uma joia rara do subúrbio carioca, a tradicional Adega D‘Ouro. A casa foi fundada há 55 ...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support