Saudado pelos amigos, Belmiro anuncia: “hoje tem Arroz de Polvo!”. Em clima de descontração, o dono do Capelinha nos conta a história do restaurante que ocupa o Boulevard 28 de Setembro há mais de 100 anos. No início, mais modesta, a casa foi lar de apostas do jogo do bicho e a clientela era, em sua maioria, formada por trabalhadores da fábrica dos Tecidos Confiança. Entre os frequentadores daquele período, um ilustre boêmio, o mais famoso dos moradores de Vila Isabel, Noel Rosa. Foi naquele ambiente, com vista para o Ponto Cem Réis, parada do bonde que transportava o pessoal da fábrica, que o poeta da Vila se inspirou para compor o clássico “Conversa de Botequim”. A boa média de Noel era o carro-chefe da casa na época: “Aqui eram vendidas 500 xícaras de café por dia”, conta Belmiro.
O espaço privilegia a tradição da gastronomia de Portugal, país de origem da mãe de Belmiro, Dona Adelaide, 87 anos, que ainda bate ponto todos os dias no restaurante. A família de Adelaide foi uma das inúmeras a mudar-se para o Brasil na segunda metade do século passado e estabelecer os costumes portugueses na Zona Norte carioca. Entre as muitas marcas deixadas por esses imigrantes na região, a hospitalidade e a demonstração de afeto por meio da comida e da boa mesa são heranças que permanecem até os dias atuais.
A cozinha do Capelinha conta com profissionais que trabalham na casa há mais de 40 anos e preservam a simplicidade do verdadeiro tempero português: alho, sal, vinagre e azeite. A oferta de iguarias vai muito além do Arroz de Polvo, lá é possível encontrar também Bacalhau à Gomes de Sá, Lulas Recheadas e outras tantas opções de sabores da terrinha. Os doces portugueses também têm vez, com destaque para a Cavaca de Resende, uma espécie de bolo macio coberto com calda de açúcar. Pode-se afirmar com todas as letras que o Capelinha é uma casa portuguesa com certeza, mas com aquele toque singular da terra de Noel.
Serviço: Boulevard 28 de Setembro, 321 – Vila Isabel. Seg: 11h às 17h. Ter, Qua, Qui: 11h às 22h. Sáb: 11h às 23h. Dom: 11h às 22h. Preço médio por pessoa: R$50,00.
RECEITA
BACALHAU COM ARROZ DE POLVO
INGREDIENTES
Arroz parboilizado a gosto
Polvo médio
Cebola a gosto
Tomate a gosto
Batata
Queijo parmesão a gosto
1 kg de bacalhau
1 kg de batata
Queijo parmesão ralado a gosto
MODO DE PREPARO
ARROZ DE POLVO
Deixe o polvo marinando em vinha d’alhos de um dia para o outro. Refogue em fogo brando com cebola picadinha e tomate. Em seguida, acrescente arroz parboilizado e deixe apurar até ficar molhadinho, à moda portuguesa.
BACALHAU
Durante três dias, dessalgue o bacalhau trocando a água periodicamente. Finalizado o processo, cozinhe-o e retire as espinhas. Cozinhe as batatas inteiras e as deixe esfriar. Em seguida, corte as batatas em lascas. Em uma travessa, faça camadas intercalando as lascas de batata e o bacalhau. Faça um purê com o restante das batatas e adicione-o em cima das camadas, com queijo parmesão ralado e leve ao forno por 180ºC até dourar.