Localizado no prédio da antiga Enfermaria do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, está o Núcleo de Cultura Ciência e Saúde – Espaço Travessia.
O núcleo é um espaço dedicado à promoção da saúde mental através da arte e da cultura. Recebe residentes artísticos que buscam desenvolver sua arte ao mesmo tempo que contribuem e interagem com as atividades voltadas para os Centros de Assistência Psicossocial. Alguns destes artistas são ex-clientes (assim são chamados os pacientes psiquiátricos da instituição) do hospital e hoje vivem de seu trabalho.
O espaço Travessia promove exposições que têm como objetivo incentivar os artistas suburbanos e periféricos de diversos gêneros e temáticas artísticas, que podem produzir em ateliês concedidos no espaço. Além das galerias que ressignificam totalmente os corredores da antiga enfermaria do Hospital Psiquiátrico D. Pedro II, o Espaço Travessia promove oficinas, exposições, rodas de conversa, palestras etc.
Em julho de 2021 recebeu a exposição “Arte agoniza, mas não morre: Nelson Sargento 9.7” sob curadoria de Marcelo Valle, responsável pelo Espaço Travessia. A galeria de Nelson Sargento contou com 15 obras inéditas criadas pelo compositor.
.
Referências:
https://vejario.abril.com.br/programe-se/pinturas-ineditas-nelson-sargento-exposicao/











