Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
agosto 8, 2022
por Ana Luisa Azedo

Yabás é o nome que se dá às orixás femininas, àquelas que guardam os saberes e a força divina da mulher. Realizada todo segundo domingo do mês, a Feira das Yabás, evento de música e gastronomia em Madureira, leva esse nome por celebrar o poder da ancestralidade. É nesse cenário que é servido o Jiló da Jane, quitute frito com molho de tomate caseiro, que encanta quem passeia pela Feira. 

Jane Pereira, ou Mulher Jiló, como também ficou conhecida, é quituteira de mão cheia e conta que a famosa receita de jiló frito nasceu de forma espontânea e, principalmente, intuitiva. A ideia do prato surgiu como uma forma de homenagear sua avó, Dona Djanira, alagoana que, quando se referia às estripulias da neta, sempre entoava a frase: “Tu não é jiló não, mas é de amargar!”. No entanto, diferente do bordão da avó, Jane decidiu criar um jiló sem amargor e que, em suas palavras, “ficasse na boca do povo”. Ela leva cerca de uma semana para se preparar para a Feira, em um processo que envolve a compra do produto, refrigeração, empanamento e temperos. 

 

A fama de boa cozinheira a acompanha há muitos anos, desde quando organizava com o marido, o compositor Luiz Carlos da Vila, o “Caldos e Canjas”. Inicialmente no quintal de casa, na Vila da Penha, os dois promoviam rodas de samba regadas a boa música, comida e convidados ilustres. Nomes como Moacyr Luz, Jorge Aragão e Mauro Diniz passaram pelo quintal e, para além do cavaco, do pandeiro e do tamborim, estavam lá também para provar o sabor do tempero da Jane em caldos, canjas, no pé de porco e, claro, no jiló. Ela deixou de produzir o evento desde que perdeu o marido, em 2008, mas conta que é um desejo seu retomar as atividades. 

 

Jane diz que, para ela, comida é emoção, é a capacidade de evocar lembranças de momentos vividos com aqueles que marcaram as nossas vidas. O cheiro da comida acompanha as memórias que ela tem da avó se balançando na rede de casa ou então do piquenique em que conheceu Luiz Carlos.  Não à toa o seu jiló está em uma festa que exalta os ancestrais, pois os bons encontros são o tempero mais presente em suas receitas.

 

Serviço: Feira das Yabás, Praça Paulo da Portela – Turiaçu, Madureira. Todo segundo domingo do mês a partir das 13h. Preço médio por pessoa: R$25,00.

 

RECEITA

JILÓ FRITO

INGREDIENTES

½ kg de jiló 

½ kg de farinha de trigo

1 xícara de fubá 

1 xícara de salsa picada 

1 pacote de queijo parmesão ralado

2 colheres de alho frito 

1 litro de óleo 

MODO DE PREPARO

Fatie os jilós em lascas e mergulhe-os em uma mistura de fubá e farinha de trigo. Em uma panela com óleo fervente, frite os jilós até dourar. Depois de fritos, sirva-os em um prato com o molho de tomate (se preferir), queijo parmesão ralado, salsa e alho frito por cima.

Compartilhar

Mais Matérias

Ao chegar à Rua João Vicente, em meio aos antigos casarões históricos de Marechal Hermes, o cheiro de batata pode ser sentido a metros de distância...
Yabás é o nome que se dá às orixás femininas, àquelas que guardam os saberes e a força divina da mulher. Realizada todo segundo domingo do mês, a F...
Da estação de metrô de Vicente de Carvalho se avista uma joia rara do subúrbio carioca, a tradicional Adega D‘Ouro. A casa foi fundada há 55 ...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support