Yabás é o nome que se dá às orixás femininas, àquelas que guardam os saberes e a força divina da mulher. Realizada todo segundo domingo do mês, a Feira das Yabás, evento de música e gastronomia em Madureira, leva esse nome por celebrar o poder da ancestralidade. É nesse cenário que é servido o Jiló da Jane, quitute frito com molho de tomate caseiro, que encanta quem passeia pela Feira.
Jane Pereira, ou Mulher Jiló, como também ficou conhecida, é quituteira de mão cheia e conta que a famosa receita de jiló frito nasceu de forma espontânea e, principalmente, intuitiva. A ideia do prato surgiu como uma forma de homenagear sua avó, Dona Djanira, alagoana que, quando se referia às estripulias da neta, sempre entoava a frase: “Tu não é jiló não, mas é de amargar!”. No entanto, diferente do bordão da avó, Jane decidiu criar um jiló sem amargor e que, em suas palavras, “ficasse na boca do povo”. Ela leva cerca de uma semana para se preparar para a Feira, em um processo que envolve a compra do produto, refrigeração, empanamento e temperos.
A fama de boa cozinheira a acompanha há muitos anos, desde quando organizava com o marido, o compositor Luiz Carlos da Vila, o “Caldos e Canjas”. Inicialmente no quintal de casa, na Vila da Penha, os dois promoviam rodas de samba regadas a boa música, comida e convidados ilustres. Nomes como Moacyr Luz, Jorge Aragão e Mauro Diniz passaram pelo quintal e, para além do cavaco, do pandeiro e do tamborim, estavam lá também para provar o sabor do tempero da Jane em caldos, canjas, no pé de porco e, claro, no jiló. Ela deixou de produzir o evento desde que perdeu o marido, em 2008, mas conta que é um desejo seu retomar as atividades.
Jane diz que, para ela, comida é emoção, é a capacidade de evocar lembranças de momentos vividos com aqueles que marcaram as nossas vidas. O cheiro da comida acompanha as memórias que ela tem da avó se balançando na rede de casa ou então do piquenique em que conheceu Luiz Carlos. Não à toa o seu jiló está em uma festa que exalta os ancestrais, pois os bons encontros são o tempero mais presente em suas receitas.
Serviço: Feira das Yabás, Praça Paulo da Portela – Turiaçu, Madureira. Todo segundo domingo do mês a partir das 13h. Preço médio por pessoa: R$25,00.
RECEITA
JILÓ FRITO
INGREDIENTES
½ kg de jiló
½ kg de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de salsa picada
1 pacote de queijo parmesão ralado
2 colheres de alho frito
1 litro de óleo
MODO DE PREPARO
Fatie os jilós em lascas e mergulhe-os em uma mistura de fubá e farinha de trigo. Em uma panela com óleo fervente, frite os jilós até dourar. Depois de fritos, sirva-os em um prato com o molho de tomate (se preferir), queijo parmesão ralado, salsa e alho frito por cima.