Ao chegar à Rua João Vicente, em meio aos antigos casarões históricos de Marechal Hermes, o cheiro de batata pode ser sentido a metros de distância. Há mais de trinta anos, Seu Ademar fixou ponto próximo à estação de trens do bairro, onde vende a batata que se tornou um ícone do subúrbio carioca. Reconhecida como Patrimônio Cultural Material do Estado do Rio de Janeiro, a Batata de Marechal é alvo de inúmeras matérias no Brasil e no exterior. O cozinheiro já recebeu clientes até do Japão, que disseram fazer questão de conhecer o podrão durante visita ao Rio. A vida no comércio começou cedo para o dono da batata mais famosa do país, quando ainda vendia limão, milho e bolo nos trens da cidade. Hoje, os números de seu empreendimento impressionam: Ademar vende cerca de 25 toneladas de batata por mês e pode gastar até 80 litros de óleo no preparo diário do produto. Seu recorde de vendas foi durante os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro, quando chegou a comercializar 1800 quilos em um único dia.
Na internet, quando se busca pela Batata de Marechal no YouTube, por exemplo, são inúmeros os vídeos produzidos por criadores brasileiros e internacionais, impressionados com o sabor e, principalmente, com a quantidade generosa da porção de batata. Acompanhada de frango e linguiça calabresa, ela é servida na marmita de alumínio e entregue numa sacola plástica, para que nada seja desperdiçado no processo. Para Ademar, a principal diferença entre o seu produto e os da concorrência é a qualidade dos ingredientes. A batata asterix argentina e o óleo sempre novo são imprescindíveis para um resultado sequinho e crocante. A fartura das porções, com direito a “chorinho”, é outro grande atrativo que justifica o número de fãs.
Seu Ademar não para um segundo sequer e mesmo contando com uma equipe de seis funcionários, ainda faz questão de preparar as batatas ele mesmo. Aberta todos os dias, o dono não quer que a barraca feche por nada: “Quando eu morrer, quem for no meu enterro vai ter que vir comer aqui depois”. Os admiradores da batata espalhados por todo o mundo fazem questão de serem atendidos por Seu Ademar, que encanta pela simplicidade e pela dedicação incansável ao seu negócio.
Serviço: R. João Vicente, 1543 – Marechal Hermes. Todos os dias: 16h à 1h. Preço médio por pessoa: R$15,00 a R$45,00.
RECEITA
BATATA FRITA
INGREDIENTES
1 kg de batata asterix
1 l de óleo de soja
Sal refinado a gosto
MODO DE PREPARO
Aqueça uma panela com o óleo. Corte as batatas descascadas no formato palito. As mergulhe no óleo já fervente e aguarde até dourar. Com o auxílio de uma escumadeira, deixe o óleo escorrer e sirva a batata com os acompanhamentos (linguiça calabresa frita com frango a passarinho).