Você sabia que o centro de distribuição, CEASA- RJ, localizada no bairro de Irajá é a segunda maior central de abastecimento da América Latina sendo responsável por cerca de 80% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos no Rio?
O entreposto, foi inaugurado em março de 1974, alimentando não só a capital do estado, como também municípios vizinhos. Responsável por comercializar anualmente cerca de 2 milhões de toneladas de alimentos, que abastecem restaurantes, pequenos mercados e os sacolões da região metropolitana.
A nova central de abastecimento foi inaugurada nos anos 1970, em um antigo terreno desapossado de casas humildes, que logo pereceram à favelização devido a inúmeras desapropriações realizadas na região, expulsando antigos moradores que viviam da agricultura em hortas e sítios da região, movendo para o bairro um enorme contingente de população oscilante que, ali, passou a trabalhar e consumir.
“Era dia 31 de março de 1976. Na mensagem, o convite para me apresentar já no dia seguinte. Cheguei e vi a Ceasa nascer, e crescer. Cheguei no setor de limpeza, passei pela estatística, pelo setor de arquivos, de cotação de preços, até chegar aqui, onde estou hoje, no coração do Mercado, onde muitas vezes é preciso chegar de madrugada e ver esse Mercado pulsar, ver essa movimentação de gente e caminhões cheios de frutas e legume e verduras, cujo destino final é o prato do carioca. A CEASA faz parte não apenas da minha história, mas de todos os cariocas indiretamente. “, contou Celso Messias, recordando do dia em que recebeu o telegrama para trabalhar na Ceasa, há aproximadamente 40 anos.
Fontes:
https://abracen.org.br/noticias/ceasa-completa-40-anos-de-historia/
https://www.ceasa.rj.gov.br/institucional
https://www.ceasa.rj.gov.br/node/291