Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
junho 27, 2024
por Engenhos de Historias

Localizado no coração da zona norte, o Centro Cultural João Nogueira foi inaugurado em 2002. Porém sua história é bem anterior sendo iniciada no ano de 1954, quando o cinema “Cine Imperator” foi aberto. Na época possuía 2400 lugares e foi considerado o maior cinema da América Latina. Sua entrada era ponto de encontro de uma juventude dita rebelde, com suas motos e calças rasgadas. Na década de 80, sentiu a concorrência com o surgimento dos cinemas em shoppings centers tendo prejuízos financeiros que ocasionaram seu fechamento ainda em 1986.

Em 1991, o prédio foi reaberto como casa de espetáculos, mantendo seu o nome. Recebeu artistas nacionais e internacionalmente conhecidos, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Tina Turner e Bob Dylan, dentre outros, sendo por isso procurada por moradores de todo o Rio de Janeiro. Em 1995, fechou mais uma vez, reabrindo após um ano com o majestoso show de Roberto Carlos. Para equilibrar as despesas financeiras, a casa também passou a realizar matinês comandadas por Djs do funk carioca. Mas nem assim conseguiu se manter, fechando mais uma vez.

Entre 2002 e 2009 algumas ações do governo do estado foram sendo paulatinamente realizadas, com a promessa de implantação de um centro cultural que contaria com cinema, teatro e cyber café. Em 2009, a então governadora Rosinha Garotinho assinou o decreto do que seria o Centro Cultural Casa de Samba com espaços destinados ao gênero musical, além de cinema, música e escola de circo. O decreto de também previa biblioteca, palco para shows de lançamento de CDs.

Em 2011, o governo estadual cedeu o terreno à prefeitura do Rio de Janeiro que deu início no mesmo ano às obras de transformação do espaço em Centro Cultural João Nogueira, homenageando o músico nascido e criado no Méier. João era integrante da ala de compositores da Portela e fundador do bloco Clube do Samba, que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca. A concessão teria o prazo de dez anos.

Finalmente o centro cultural foi reinaugurado em 12 de junho de 2012 com um show de Diogo Nogueira, filho de João. Cerca de dois anos depois atingiu o número de 1 milhão de visitantes e recebeu mais de 100 diferentes atrações, reunidas nos mais diversos segmentos artísticos como teatro, musicais, shows nacionais e internacionais, concertos, cinema, exposições, entre outros. 

Atualmente o Imperator está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. É dividido em 4 pavimentos, com teatro de arquibancadas retráteis, 3 salas de Cinema, sala de Dança, Bistrô e um terraço com 1.200m2 com área verde e de convivência. No primeiro pavimento há uma exposição permanente com objetos que pertenceram a João Nogueira. O Centro Cultural é considerado o mais importante centro de artes da Zona Norte do RJ.

Rua Dias da Cruz, 170 – Méier - Rio de Janeiro, RJ
Segunda a Domingo, das 13 às 22h.
Compartilhar

Mais Matérias ,

Considerada como uma das estações de trem mais bonitas do Rio de Janeiro, a estação de Marechal tem sua arquitetura de estilo eclético e foi inspir...
Localizado na Avenida General Osvaldo Cordeiro de Frias, 511, em Marechal Hermes, o Teatro Armando Gonzaga foi inaugurado em 19 de abril de 1954, p...
Fundada em 29 de junho de 1920, pelo Cardeal Arcoverde, a Paróquia Nossa Senhora das Graças está localizada no bairro de Marechal Hermes, no Rio de...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support