A casa de Quintino Bocaiúva é um chalé imperial, tombado por decreto municipal em 17/09/1993. Nesta relíquia oitocentista, morou o célebre jornalista e político de 1892 até 1912, ano de sua morte. O terreno, situado à rua Goiás, está muito encoberto pela vegetação, mas ainda é possível ver o belo portão de ferro com as iniciais QB gravadas no muro de pedra.
O imóvel foi erguido em alvenaria de tijolos maciços e encontra-se bastante deteriorado. É possível ver frontões em estuque sobre as janelas e o óculo composto por seis folhas de acanto no tímpano. As janelas são de madeira divididas em 4 folhas, combinando vidro e veneziana. Algumas estão vedadas por tijolos, outras foram trocadas por janelas de ferro.
Na planta original, o chalé tinha três quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área. Havia também uma estrebaria que, posteriormente, foi transformada em um apartamento de dois quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. As mudanças não pararam por aí. Nos fundos do terreno, foram erguidas cinco casas, depois que os descendentes de Quintino Bocaiuva venderam a propriedade. Outro dado interessante é que existia uma cachoeira no terreno.
Em 15 de novembro de 1979, durante solenidade no bairro de Quintino, o Governador Chagas Freitas assinou um decreto para transformar a casa de Quintino em Museu dos Republicanos. O espaço iria abrigar além do museu, uma escola de 2º grau, um jardim de Infância, uma biblioteca e um pequeno teatro. Isso jamais foi feito.
Fato é que a residência de Quintino Bocaiuva, apesar de tombada, está em completo abandono. Em lugar das benfeitorias previstas no decreto assinado pelo Governador Chagas Freitas, há o acúmulo de lixo e a crescente ocupação irregular. O atual proprietário já recebeu notificação acerca destes problemas, contudo permanece inerte diante da situação.
Por: Impressões suburbanas
O quadro Arquiteturas Suburbanas foi fruto de uma parceria que aconteceu no ano de 2020 entre o coletivo Engenhos de Histórias e a página Impressões Suburbanas.
LOCAL: Rua Goiás. Perto do Viaduto de Quintino.
Funcionamento: Fechada.