Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
agosto 20, 2022
por Engenhos de Historias

A casa de Quintino Bocaiúva é um chalé imperial, tombado por decreto municipal em 17/09/1993. Nesta relíquia oitocentista, morou o célebre jornalista e político de 1892 até 1912, ano de sua morte. O terreno, situado à rua Goiás, está muito encoberto pela vegetação, mas ainda é possível ver o belo portão de ferro com as iniciais QB gravadas no muro de pedra.

O imóvel foi erguido em alvenaria de tijolos maciços e encontra-se bastante deteriorado. É possível ver frontões em estuque sobre as janelas e o óculo composto por seis folhas de acanto no tímpano. As janelas são de madeira divididas em 4 folhas, combinando vidro e veneziana. Algumas estão vedadas por tijolos, outras foram trocadas por janelas de ferro.

Na planta original, o chalé tinha três quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área. Havia também uma estrebaria que, posteriormente, foi transformada em um apartamento de dois quartos, sala, copa, cozinha e banheiro. As mudanças não pararam por aí. Nos fundos do terreno, foram erguidas cinco casas, depois que os descendentes de Quintino Bocaiuva venderam a propriedade. Outro dado interessante é que existia uma cachoeira no terreno.

Em 15 de novembro de 1979, durante solenidade no bairro de Quintino, o Governador Chagas Freitas assinou um decreto para transformar a casa de Quintino em Museu dos Republicanos. O espaço iria abrigar além do museu, uma escola de 2º grau, um jardim de Infância, uma biblioteca e um pequeno teatro. Isso jamais foi feito.

Fato é que a residência de Quintino Bocaiuva, apesar de tombada, está em completo abandono. Em lugar das benfeitorias previstas no decreto assinado pelo Governador Chagas Freitas, há o acúmulo de lixo e a crescente ocupação irregular. O atual proprietário já recebeu notificação acerca destes problemas, contudo permanece inerte diante da situação.

Por: Impressões suburbanas
O quadro Arquiteturas Suburbanas foi fruto de uma parceria que aconteceu no ano de 2020 entre o coletivo Engenhos de Histórias e a página Impressões Suburbanas.

LOCAL: Rua Goiás. Perto do Viaduto de Quintino.
Funcionamento: Fechada.

Compartilhar

Mais Matérias ,

Na então famosa Rua Augusto de Vasconcelos, mais precisamente em frente ao número 139, no bairro de Campo Grande, em um ponto estratégico e bem mov...
Chamado por muitos de “Mercadão”, como em Madureira, o Mercado São Brás, com sua antiga grafia, provavelmente fazendo alusão ao Bispo católico que ...
Construído em concreto armado, detendo uma planta retangular composta por duas câmaras de 8.000m, sendo bem iluminado e ventilado em todo seu perím...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support