Adriana e Júnior começaram seu negócio de forma modesta, com uma churrasqueira na Rua 24 de Maio, no bairro do Riachuelo, onde preparavam peixe na brasa. Com o sucesso da empreitada, fruto de muito esforço, os dias na rua foram contados, e após pouco mais de dois meses já estavam abrindo o Pescados na Brasa, realizando o sonho antigo de Adriana de ter um restaurante. O Pescados na Brasa se tornou rapidamente uma das grandes referências da culinária paraense no Rio de Janeiro.
Algumas semanas após a abertura do restaurante, o casal recebeu um pedido de entrega de Dona Maura, que gostou tanto do sabor da comida entregue em sua casa que acabou recomendo-a a dois amigos jornalistas, Pitty Basílio e Juarez Becoza. Dias depois, a dupla de amigos foi conferir a indicação. Sem se identificarem, os dois se encantaram com as delícias do cardápio e Juarez publicou em suas redes sociais um texto exaltando as qualidades do Pescados na Brasa. O casal de proprietários viu a casa encher como nunca, e a divulgação foi o pontapé que precisavam para se destacarem entre os grandes empreendimentos gastronômicos da cidade.
O prato mais famoso do Pescados é o Tambaqui na Brasa, receita que Júnior aprendeu com o avô. O Arroz Paraense, feito com jambu, tucupi e camarão seco, e a Moqueca de Peixe são os outros pontos altos do menu. Do Pará, Júnior e Adriana não trouxeram apenas os saberes culinários, o casal valoriza a cultura paraense em todos os aspectos. A decoração do restaurante é cheia de artefatos marajoaras, pinturas à mão e imagens dos clubes Paysandu e Remo. Todos os domingos, os clientes podem entrar na dança e conferir as rodas de carimbó que o restaurante promove na Rua Vítor Meireles. O Círio de Nazaré, em outubro, obviamente não fica de fora: o café da manhã tipicamente paraense é servido todos os anos no Pescados na Brasa. Foi com simpatia e autenticidade que Adriana e Júnior transformaram o bairro do Riachuelo em um pedacinho do Pará na Cidade Maravilhosa.
Serviço: Rua Vítor Meireles, 92 – Riachuelo. Ter a Sáb: 11h às 21h30min. Dom: 11h às 18h. Preço médio por pessoa: R$50,00.
RECEITA
GIGANTE DO BEM
INGREDIENTES
600 g de lombo de pirarucu
500 ml de tucupi
250 ml de água
1/2 cebola cortada
1/2 tomate cortado
2 pimentinhas de cheiro
100 g de jambu
100 g de camarão seco
Pimenta/ cominho/ sal a gosto
1 colher de chá de colorau
1 limão
2 colheres de sopa de azeite
2 folhas de chicória do norte
MODO DE PREPARO
Corte o lombo em três partes iguais e tempere com sal, pimenta, cominho e limão a gosto. Deixe descansar por 30 minutos, frite em óleo bem quente e reserve. Depois, coloque a cebola para dourar no azeite. Quando estiver bem dourada coloque o tomate, a pimentinha de cheiro, a chicória e o colorau. Uma vez bem refogado, coloque o tucupi e o lombo para cozinhar. Deixe ferver até que o lombo esteja macio, coloque o jambu e o camarão seco. Sirva com pirão e arroz branco.